E, consequentemente, porquê você deveria consumir mais proteínas vegetais!


Desde a década de 1990 estuda-se a interação entre alguns aminoácidos sulfurosos e a longevidade. Porém, em 2021, um time de cientistas descobriu os possíveis impactos na longevidade através do estudo The Surprising Reason Eating Less Meat is Linked to a Longer Life: a smelly toxic gas.

Mas afinal, o que são os aminoácidos sulfurosos?

Primeiro, vamos entender o conceito de aminoácidos. Os aminoácidos são as moléculas ou peças que formam as proteínas. Diferentes combinações de aminoácidos resultam em diferentes proteínas.

Já sulfuroso quer dizer um composto com enxofre. Enxofre é um composto químico com odor fétido forte.

Sendo assim, aminoácido sulfuroso é a proteína que leva consigo moléculas de enxofre. Esses aminoácidos estão presentes nos ovos, laticínios, carnes brancas e, principalmente, nas carnes vermelhas.

E como eles atuam no organismo?

Quando o aminoácido sulfuroso é digerido no organismo pelas bactérias intestinais, ocorre a produção de sulfeto de hidrogênio (H2S), composto esse que, quando em níveis normais, desempenha um papel em processos biológicos regulares e na redução da inflamação.

O problema aparece quando ele está em excesso.

Efeitos do H2S em excesso no organismo:

Em doses elevadas, torna-se tóxico ao organismo afetando os seguintes pontos

- Processos biológicos do organismo

- Metabolismo

- Inflamação

Além de estarem associados a um maior risco de doenças crônicas, como câncer, doenças cardiovasculares e diabetes (a maior causa de mortalidade mundial)

Todos esses fatores geram um estresse no organismo, comprometendo a longevidade

Conclusão do artigo:

Embora mais pesquisas sejam necessárias para compreender todos os efeitos do H2S na saúde e longevidade, as novas descobertas sugerem que a redução da ingestão de proteína animal pode ter benefícios significativos para a saúde a longo prazo

Enquanto as carnes e outras proteínas animais são ricas em aminoácidos sulfurosos, os feijões e lentilha são fontes proteicas vegetais com baixo teor desse composto.

Lembre-se:

Este é apenas um dos inúmeros artigos evidenciando os benefícios da alimentação a base de plantas para a saúde humana, planetária e bem-estar animal. 

Para uma vida mais longeva e saudável, uma alimentação vegetal tem se provado uma grande aliada.

Consulte um nutricionista para uma avaliação nutricional e recomendações individualizadas.